A FAPAG – Federação das Associações de Pais do Concelho de Gondomar foi criada no ano de 1990 por um grupo de Associações de Pais que sentiram a necessidade de protagonizarem projetos comuns com os demais agentes educativos e restantes forças vivas do concelho, pugnando por mais e melhor EDUCAÇÃO.
A sua existência jurídico legal foi formalizada através de escritura notarial, de 17 de Fevereiro de 1990, lavrada no Cartório Notarial de Rio Tinto, prosseguindo os objetivos de congregar, coordenar, dinamizar, defender e representar a nível concelhio as Associações de Pais e Encarregados de Educação “in Art.” 20.” dos Estatutos da FAPAG”. Neste ato de significativa importância para o começo da Instituição os fundadores contaram com a presença dos responsáveis autárquicos: Governador Civil do Porto; Conselhos Diretivos das Escolas; Juntas de Freguesia e restantes colegas do Movimento Associativo.
Esta Instituição congrega no seu seio, cerca de 100 Associações de Pais e de Encarregados de Educação, suas associadas, tendo como incumbência estatutária o apoio efetivo em todas as áreas da educação, mobilizando e dinamizando todos os implicados na melhoria do Sistema Educativo. Como prova inequívoca da sua utilidade pública foi a sua atividade reconhecida pelo mais alto responsável da altura do Ministério da Educação “Eng.” Roberto Carneiro” que presidiu ao ato inaugural das nossas instalações, em 2 de Novembro de 1990, tendo, posteriormente, sido reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, nos termos do Decreto-Lei n° 460/77, de 7 de Novembro, conforme despacho publicado no “Diário da República”, II série, nº 45, de 04 de Março de 2005.
Tem exercido uma parceria ativa e dialogante com os responsáveis autárquicos promovendo e fomentando uma série de iniciativas tendentes à reflexão e mobilização de todos os agentes da Comunidade Educativa do concelho de Gondomar, exercendo parceria nas diversas Instituições: CME-Conselho Municipal de Educação; CPCJ-Comissão de Proteção de Crianças e Jovens; CLASG-Comissão Local de Ação Social e Comissão Municipal de Acompanhamento das Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs). Ao longo da sua existência tem promovido uma série de eventos, dentre os quais se destacam:
• Formação de auxiliares de ação educativa no Âmbito da prevenção de toxicodependência;
• Curso de formadores Pais a Pais no âmbito da prevenção da toxicodependência;
• Edição do primeiro exemplar do jornal “Educar Hoje”;